Mantendo a tradição, a KLM marca mais uma vez seu aniversário, comemorado dia 07, com uma nova casa em miniatura de porcelana Delftware. A KLM oferece essas casas aos passageiros da World Business Class, a classe executiva da companhia em voos intercontinentais.
A 101ª casa em miniatura da KLM é uma réplica do edifício "De Moriaan" (originalmente chamado de "De Mariaen"), com 800 anos e que fica em 's-Hertogenbosch (também conhecida como Den Bosch), no sul da província de Brabant, na Holanda.
Este edifício histórico é descrito nos arquivos da cidade como o castelo de Mariaen. É difícil dizer a que "Mariaen" se refere exatamente, mas o nome foi mudado pela linguagem vernácula ao longo dos séculos e agora é conhecido como "De Moriaan".
"De Moriaan" foi escolhida para ser a 101ª casa em miniatura da KLM porque foi construída como uma casa mercantil e porque a província de Brabant é um grande contribuinte para a economia holandesa hoje, com comércio internacional que traz muitos passageiros para a aérea. Desde o seu início, a KLM criou oportunidades para relações comerciais internacionais entre a Holanda e o resto do mundo. Embora a crise atual tenha reduzido drasticamente o comércio nos últimos meses, a KLM ainda quer comemorar seu 101º aniversário. Não com comemorações, mas com a inauguração da casa em miniatura de porcelana Delftware número 101 da companhia. Esperamos poder apresentar esta casa a muitos passageiros leais em breve a bordo de nossos voos.
"É importante mantermos nossas tradições em tempos de crise. Para nossos clientes fiéis, nossas casas em miniatura simbolizam seus laços com a KLM, que queremos valorizar e preservar. É por isso que não hesitamos em apresentar a número 101. ‘De Moriaan’ simboliza a importância do comércio internacional para a Holanda, especialmente em tempos de adversidade econômica. O trabalho da KLM é garantir que as pessoas possam se reunir por meio de nossa malha aérea extensa. Continuaremos cumprindo este papel", disse Pieter Elbers, presidente e CEO da KLM.
Desde a década de 1950, a KLM apresenta casas em miniatura de porcelana Delftware contendo Bols Genever para passageiros da World Business Class em voos intercontinentais. As casas são réplicas de edifícios monumentais em toda a Holanda e são coletadas com avidez. O número de casas na coleção acompanha o aniversário da KLM desde 1994, com novas miniaturas sendo adicionadas à coleção no dia ou próximo ao aniversário da KLM em 7 de outubro.
Mais sobre o edifício "De Moriaan"
"De Moriaan" é um dos edifícios de tijolos mais antigos da Holanda. Foi construído em 's-Hertogenbosch (também conhecida como Den Bosch) no início do século XIII por membros da nobreza local que se estabeleceram na nova cidade, que foi reconhecida como cidade em 1184.
Um portão enorme, de 5 metros de altura, era acessível pela parte de trás a partir dos cais do porto. Acima desse espaço comercial havia um grande salão, que sem dúvida também era usado para comércio. Atrás disso havia alguns quartos menores e uma cozinha.
O texto a seguir foi encontrado no edifício: "Die hartoghe van Brabant Henric, dede timmeren op die merct twee plaisante huzen, te weten Roijenburch ende tcasteel op die Mariaen."
("O duque de Brabant Henric encomendou a construção de duas casas agradáveis no mercado, Roijenburch e o castelo de Mariaen.")
"De Moriaan" foi ameaçado de demolição na década de 1950, mas acabou sendo salvo após anos de protestos da população de Den Bosch. A Câmara Municipal acabou decidindo preservar e restaurar o edifício, revelando mais uma vez a impressionante arquitetura do "castelo da cidade". Hoje, "De Moriaan" é o lar do centro turístico de 's-Hertogenbosch (Den Bosch).
תגובות