O Parque Maeda, de Itu (SP), tem como uma das atrações no local o rodízios de morangos inspirados no Japão, chamados de ichigo gari, nos quais os próprios visitantes colhem e degustam o fruto à vontade, com leite condensado, por um determinado período.
No Maeda, o passeio é realizado em uma estufa que possui 20 mil mudas importadas diretamente da Espanha e do Chile. A área possui três mil metros quadrados; são mais de 40 corredores de morangos para explorar e degustar.
Crédito: divulgação
Assim como ocorre nos passeios às plantações de lichias e jabuticabas, na estufa de morangos do Maeda o público pode saborear no local e também levar os frutos para casa. A atração custa R$ 30 e dá direito à degustação à vontade do morango com leite condensado pelo período de 1 hora. É possível, ainda, comprar mudas para cultivar em casa.
Morangos na estufa: saudáveis e com produção o ano todo
Crédito: divulgação
A vantagem do cultivo dos morangos em estufa é que eles produzem praticamente o ano todo -- o parque estima que a produção seja de 20 toneladas por ano. Além disso, a estufa os protege das intempéries do tempo como chuvas, ventos, granizo e do sol forte.
Os colaboradores do parque também são beneficiados: diferentemente do plantio orgânico, a céu aberto, os profissionais responsáveis pelo cultivo e manutenção dos frutos têm melhor ergonomia no trabalho, pois não precisam se agachar para manipular as mudas -- nas estufas, o cultivo dos morangos é feito sobre bancadas e não no solo.
Além disso, contribuindo com a alta qualidade dos frutos e saúde de quem os consome, todas as mudas são tratadas sem agrotóxicos.
Comments